Alto nível vocal e o Belting Contemporâneo

Atualmente estamos vivendo no Brasil um movimento forte em direção ao aprimoramento técnico da voz. Há algum tempo vêm aparecendo muitos cantores bons e pelo grau de controle da voz parecem que "nasceram cantado". Basta assistir qualquer reality show de cantores e você entenderá o que estou falando.

Aí a pergunta de sempre: mas estes cantores não acabam sendo muito iguais? Não cantam, todos, do mesmo jeito? E a resposta é sim e não. Sim, no caso de músicas americanas a técnica aparece de forma natural, mas quando é levada para uma música brasileira corre-se o risco de apagar o verdadeiro "sotaque" da nossa música, que é tão rica em sua diversidade. E digo também que não, pois quando o cantor se apropria da essência de uma técnica ele consegue esconder essa própria técnica deixando aparente apenas a sonoridade e a interpretação criada, o que traz personalidade ao cantor.


Aprofundando um pouco mais sobre técnicas vocais temos o Belting que é uma técnica de canto originária dos teatros musicais americanos e ingleses usada em diversos gêneros musicais, como rock, pop, gospel, e jazz, mas especialmente conhecida pela sua adoção no teatro musical americano. Muitas vezes nos referimos ao "belting" como uma forma de estender o registro de voz de peito para uma região mais aguda, para além da região da passagem.


Já o Belting Contemporâneo é um método desenvolvido pelo maestro Brasileiro Marconi Araújo que visa minimizar o máximo de esforço vocal através de técnicas e treinos.

Falo agora, com o pensamento dirigido a esse Método Belting Contemporâneo. A base desse método, inicialmente desenvolvido para atores de teatro musical, está na voz falada. Assim, uma voz criada especificamente visando um personagem, passa a transitar entre fala e canto mantendo as mesmas características sonoras ou seja, a mesma voz que fala e canta. Diferente da Ópera na qual se observa um tipo de sonoridade na voz falada e outro no canto.


Como o Belting Contemporâneo pode contribuir para a minha voz?

O Belting Contemporâneo favorece o conhecimento da musculatura vocal, levando os atores e cantores a um aprimoramento vocal consciente e focado. Por se tratar de reconhecimento e treino muscular, nada se mantém distante ou impossível de ser realizado. A técnica viabiliza qualquer ideia de interpretação facilitando a realização

por meio de treinos diretos, focados na musculatura proporcionando conforto e identidade vocal ao profissional.

Hoje em dia é muito fácil cantar bem principalmente com a chegada do Belting Contemporâneo. Ao me dedicar a esse estudo descobri, ainda, como é simples reorganizar a postura vocal de uma pessoa seja um ator, cantor, contador de histórias, apresentador, palestrante ou outro profissional da voz. Neste caso, estou aliando essa técnica maravilhosa, a mais rápida, saudável e eficaz da atualidade à minha experiência de mais de 25 de compromisso profissional com a voz e com profissionais que utilizam dela como seu instrumento.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Você sabe o que é RPV ?

RPV significa REORGANIZAÇÃO POSTURAL VOCAL é uma forma de adequar a fisiologia vocal do cantor mediante o seu estilo e gênero musical, de forma que ele tenha liberdade em sua estrutura vocal para cant

  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br