• studioedmoguimarae

Cantar com "excelência" - Importância do auto-conhecimento vocal.

Raramente você vai ouvir alguém dizer que quer ser um cantor razoável. Então ele não quer ser um cantor. Ele quer ter isso como um hobby.


Todos nós, sem exceção, quando ficamos entusiasmados com alguma coisa, a gente quer “se jogar” de corpo e alma nessa nova experiência.


No meio artístico é muito comum se escutar dizer que “dom” é 1%. Os outros 99 significam transpiração.

Por isso, quando você está entusiasmado e resolve, decide por alguma coisa, você tem que cumprir esses 99% com toda a sua dedicação e dessa forma, chegará a um nível de excelência. Não digo excelência em comparação com o outro, mas, em excelência.


É engraçado ver que poucos cantores percebem a necessidade de maior dedicação à sua própria voz, ao seu canto.


Generalizando, posso dizer que um cantor de bar, por exemplo, não ganha o suficiente para investir em aulas de canto e além disso, ele já está feliz cantando e construindo o seu público.


Um cantor que faz eventos seja cerimônias, festas, restaurantes, já se considera um cantor profissional e na maioria das vezes, vive desse trabalho. Exatamente por isso ele não procura um professor de canto ou um preparador vocal pois ele próprio considera que não precisa. Ele já é um cantor.


Um cantor profissional de mídia, famoso, normalmente busca o auxílio de um fono com exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, o qual presta cuidados com massagens, incentiva nebulizações, gelo, vaporização, entre outros... além de exercícios pontuais visando resistência vocal e um importante foco na recuperação da voz.

Mas isso ainda não garante um canto com excelência porque esse cantor, mesmo sendo um exímio profissional, deixa de conhecer um pouco mais a fundo sua própria voz e as tantas possibilidades vocais que ele poderia utilizar com clareza de realização e total saúde vocal. Ora, é uma pena, pois ele poderia estar “incrementando” ainda mais o seu gênero musical, o seu estilo, podendo se tornar ainda mais “único” enquanto artista.


Hoje em dia temos técnicas avançadíssimas para o cantor profissional.

Ninguém mais precisa passar horas estudando canto para elevar seu nível técnico, mas precisa sim, de um profissional à altura para orientar com exercícios diretos e assertivos.


Enquanto Preparador Vocal eu tenho esse olhar assertivo, tenho a técnica rápida e saudável e tenho a experiência de mais de 20 anos de dedicação. Sei como chegar exatamente aos resultados que o cantor deseja, refinando seu canto e prolongando sua carreira. Tenho esse dom, mas transpiro muito (99%) com objetivo de garantir a minha excelência enquanto preparador vocal.

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br