• studioedmoguimarae

Entenda porque as aulas de canto online funcionam muito bem

Professor Edmo, você acha que aulas de canto online funcionam?

Sim. Aulas de canto online funcionam muito bem!!! Por várias razões.

É fato que existe uma grande necessidade por parte dos alunos de canto em estar diretamente com o professor. Para o professor isso é recíproco. Afinal, esse é o método tradicional de uma aula de canto.

Porém, as relações aluno/professor vem se modificando desde o início do processo de aula de canto, já em 1859 com o Professor de canto Francesco Lamperti. Isso mesmo. Há mais de um século e meio atrás.

Lamperti foi professor de canto no conservatório de Milão por 25 anos, formou inúmeros cantores e desde esse período observou que estava havendo uma queda na qualidade artística. Isso começou a ocorrer porque os estudantes começaram a querer passar mais rapidamente pelo processo de treinamento, querendo chegar o quanto antes aos palcos e ao estrelato. Evidentemente, a qualidade artística começou a decair.

Até hoje percebemos a queda na qualidade artística dos cantores e a complexidade de suas execuções cada vez menor chegando, praticamente, à fala ritmada.

Mas o grande número de reality de canto vem incentivando, já há algum tempo, a melhora na execução vocal. Aliás, nesse caso, aprimorar o canto torna- se necessidade.

Então, o que leva um cantor a uma boa execução artística?

Primeiramente, a necessidade e o desejo dele próprio em se destacar nesse cenário.

Porém, o tipo de aula de canto que ele recebe é definitivo porque hoje em dia, tudo acontece com muita velocidade.

A qualidade da aula de canto deve ser expressiva e resolver questões imediatas de voz: se há instabilidade na voz, trabalhar a propriocepção, a emissão sustentada, verificar o conceito de adequação respiratória; se o caso é afinação, trabalhar a escuta musical, verificar a se está usando a musculatura certa em cada registro e sub- registro vocal; se a questão é ligada à interpretação, verificar a musicalidade, as influências musicais, conceitos sobre interpretação.

Na realidade, o grande responsável pelos resultados e assimilação dos conceitos musicais e vocais de uma aula de canto online é o próprio aluno, o próprio cantor. Ele precisa ter em mente o seu público, seu carisma, suas técnicas de palco, de microfone e é claro, suas intensões e essência enquanto cantor.

O que pode atrapalhar em uma aula de canto online?

Algumas considerações são importantes:

A aula de canto online precisa de foco e de concentração, assim como no presencial.

É necessário que se tenha sinal de internet com boa qualidade, áudio e imagem.

O aluno/cantor deve estar acostumado a aprender por vídeo. Hoje em dia isto é comum.

O professor necessita ter uma escuta muito aprimorada e entender a produção do cantor durante a aula, mesmo em meio a sons externos, cortes de frequência, de som, de imagem. Ele tem que ouvir além do timbre vocal. Deve ouvir a "musculatura" vocal do cantor.

O maior sucesso acontecerá quando tivermos um professor acostumado a dar aulas de canto online e um aluno acostumado assistir a vídeos e aprender com eles.

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Você sabe o que é RPV ?

RPV significa REORGANIZAÇÃO POSTURAL VOCAL é uma forma de adequar a fisiologia vocal do cantor mediante o seu estilo e gênero musical, de forma que ele tenha liberdade em sua estrutura vocal para cant

  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br