• studioedmoguimarae

SAÚDE VOCAL - um conceito que vem desde os cuidados com o corpo, passando pela respiração

Atualizado: Jan 23

Sob meu olhar - Uma série de textos curtos destacando a natureza da voz e da técnica vocal, frente a princípios naturais e orgânicos.



SAÚDE VOCAL


Uma voz cansada ou desgastada requer cuidados especiais.

Após o restabelecimento de uma respiração mais natural, deve-se buscar com urgência as primeiras sensações de alívio na região da garganta e a maneira orgânica de se obter este alívio está relacionada ao "apoio natural" da voz, promovido pela descontração do músculo reto abdominal. Devemos aprender a descontrair este músculo em toda a sua extensão. Na inspiração e na expiração.

O próximo caminho é direcionar as vibrações sonoras para os pontos de ressonância. Desta forma podemos restabelecer o brilho e a sonoridade de qualquer voz que não esteja marcada por sinais de patologia.

Hoje em dia não podemos ficar atrelados ao passado. Aquela história de “... antigamente a minha voz era boa e sonora, hoje eu já não é igual... até a minha respiração agora é fraca, mais cansada... " É coisa muito antiga.

Hoje os tempos são outros e o normal é invertermos este quadro: "... antigamente a minha voz era fraquinha, não tinha harmônicos... hoje mudou, ela é muito firme, tem muito mais brilho, projeção do que antes... e minha respiração então, é muito ampla, tranquila. Consigo relaxar através dela. Chegou até a tirar dores do meu corpo...”

A grande maioria dos problemas patológicos de voz é resultado de uma má utilização do corpo e do aparelho fonador. A saúde vocal depende da saúde física. Precisamos de noites de sono bem dormidas, alimentação saudável e água, muita água, por dentro e por fora. E é claro, de uma boa técnica vocal.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br