• studioedmoguimarae

A BELEZA DA VOZ - você pode e deve cuidar da sua estética vocal.

Atualizado: Jan 17

Sob meu olhar - Uma série de textos curtos destacando a natureza da voz e da técnica vocal, frente a princípios naturais e orgânicos.



A BELEZA DA VOZ

Em nosso meio podemos destacar algumas pessoas com voz mais sonora do que outras.

Se lembrarmos dos locutores de telejornais, esta lembrança se torna ainda mais fácil.


Quando dizemos ou ouvimos dizer que determinada pessoa "já nasceu com voz" de cantor, o que também é bem comum, estamos falando do aspecto "ressonância" da voz, parte integrante no estudo da técnica vocal.


Todos nós temos cavidades e espaços no rosto e ( sinus frontais, sinus esfenoidais, sinus maxilares, cavidade nasal, espaço oral, rinofaringe, orofaringe, laringofaringe), por onde o ar, já transformado em vibração sonora circula. São os chamados “filtros” da voz.


Como cada um tem seu o organismo e sua fisiologia própria, é comum encontrar pessoas com maior propensão para o fenômeno da ressonância. Neste caso, suas cavidades são maiores, menos obstruídas e a coluna de ar formada com a inspiração é naturalmente melhor direcionada a estes pontos sonoros.


Por outro lado, qualquer pessoa pode trabalhar este aspecto da técnica vocal e aumentar ou restabelecer o brilho e a sonoridade da voz. Dessa maneira torna-se quase impossível a ocorrência de perda de voz.


Consultas médicas são sempre indicadas em casos de rinite, sinusite, faringites, etc, porém, a técnica vocal também pode ser indicada pois, a própria vibração do som ajuda a soltar secreções e desopilar estas áreas.


O estudo da ressonância confere à voz uma melhor projeção além de ser grande responsável pela saúde e beleza da voz.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br