• studioedmoguimarae

O QUE HÁ DE ERRADO? - não se engane... você sempre será um exemplo de voz.

Atualizado: Jan 17

Sob meu olhar - Uma série de textos curtos destacando a natureza da voz e da técnica vocal, frente a princípios naturais e orgânicos.



O QUE HÁ DE ERRADO ?


Desde nossa infância herdamos hábitos e costumes de nossos pais, avós tios, ou das pessoas mais próximas.

Algumas vezes isso acontece por identificação pessoal, outras, pelo próprio convívio.


É natural que uma mãe de voz doce e suave tenha uma filha ou um filho de voz semelhante ou; que um pai de voz gritada e agressiva acabe por ter uma criança com aspecto parecido. Exemplos como esses são bem comuns e facilmente podemos observar tipos diferentes de fala e de colocação vocal entre as pessoas. Podemos distinguir vozes sonoras de vozes roucas, anasalados, estridentes, aveludadas, etc. São tipos vocais, muitas vezes, herdados na convivência interpessoal, mas, apesar da facilidade de adaptação e de ajustes que nosso corpo tem às mais diversas situações, muitos desses aspectos podem vir de uma forma não tão saudável de utilização da voz.


"Pode acontecer de forçarmos o aparelho vocal até mesmo antes de emitirmos o próprio som”.


Há uma maneira simples de resolver essa situação e se resume, inicialmente, em aliviar o desgaste desnecessário quando falamos ou cantamos. Estou falando da Técnica Vocal – estudos científicos e recursos vocais que buscam a melhor utilização não só da voz, mas, de todo o corpo e organismo em função da voz. Através da técnica vocal é possível estabelecer ou restabelecer a voz com todo o seu brilho e sonoridade naturais e ainda mais, é possível ampliá-los.

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram Edmo Guimarães
  • Facebook Edmo Guimarães
  • YouTube Edmo Guimarães
  • LinkedIn Edmo Guimarães

©2020 Studio Edmo Guimarães - Criado por Nenis Media nenismedia.com.br